Combustivel do futuro

Hidrogénio

A produção de energia a partir do hidrogénio obtêm-se da combinação do hidrogénio com oxigénio, essa combinação irá produzir água na forma de vapor que vai libertar energia que é convertida posteriormente em electricidade.
Essa energia já é utilizada em veículos que em vez de libertar dióxido de carbono liberta vapor de água, sendo assim mais amigo do ambiente.
As vantagens são as seguintes, é o elemento mais abundante do universo, não é tóxico como certos combustíveis utilizados e há uma redução da emissão de gases para a atmosfera.
As desvantagens são as seguintes, é uma tecnologia mais cara, é necessária a utilização de metais nobres que são caros e raros e existe problemas em relação aos custos associados ao transporte e distribuição.
Hidrogénio


Biogás
O biogás é um gás produzido pela decomposição biológica de matéria orgânica a partir dos processos que podem ser por digestão anaeróbica ou por fermentação. Esses processos libertam metano e dióxido de carbono que são os principais compostos do biogás. Esses gases gerados são depois queimados ou oxidados para gerar energia. Essa energia gerada poderá ser usado como combustível.
As vantagens são as seguintes, é uma energia renovável, não contribui muito para o efeito de estufa e diminui a quantidade de resíduos a serem eliminados.
As desvantagens são as seguintes, existe uma formação de sulfúrico durante o processo, sendo prejudicial para o ambiente, há um alto período de recuperação do investimento e ainda existe uma instabilidade da energia gerada.

Processo de produção de biogás

Veículos eléctricos
Um relatório apresentado em Bruxelas indica que ao serem colocados carros eléctricos a circular estes poderão levar a um aumento de emissões de dióxido de carbono, a não ser que estes sejam abastecidos por energia verde. Este relatório foi realizado para as associações ambientais Amigos da Terra, Greenpeace e Federação Europeia dos transportes e Ambiente (T&E)..


Abastecimento de veículos eléctricos

Veículos eléctricos













Vantagens e Desvantagens do Carro Eléctrico VS Gasolina
O veículo eléctrico é a melhor solução para questões actuais do aquecimento global, da qualidade do ar e da dependência existente dos combustíveis fosseis. Todos os que querem contribuir para um mundo mais ecológico têm essa possibilidade visto o uso dos veículos eléctricos terem um uso acrescente. Existem dois factores que tornam o uso dos veículos eléctricos uma solução mais viável. Por um lado a evolução tecnológica nas baterias o que permite o tempo de carga ser menor, maior autonomia e potência. Por outro lado, o preço está cada vez mais competitivo.
As vantagens

Maior eficiência do motor. Este tipo de veículo utiliza normalmente entre 0.1 a 0.23 kw/h por quilómetro, cerca de metade deste consumo deriva da falta de eficiência do processo de carga das baterias.
Zero emissões: Este tipo de veículo é a única solução 100% zero emissões, em emissões que incluem: zero emissões de gases efeito de estufa e zero emissões de poluentes.
Custos de utilização: O custo da energia eléctrica despendida por este tipo de veículos com um sistema de armazenamento de energia em baterias corresponde a um terço do valor do custo de combustível utilizados com motores de combustão interna, para a mesma distância e condições iguais de utilização. Este tipo de veículos também tem menos custos de manutenção visto não precisarem de mudanças de óleo entre outras operações de manutenção.
Travagem regenerativa: A travagem regenerativa utiliza o facto de um motor eléctrico funcionar como gerador. Este motor é usado como gerador durante e a saída produzida após convertida é utilizada para recarregar as baterias ou seja devolve energia ao sistema.
Desvantagens:
Baterias: Uma das desvantagens é o seu peso, por ex: as baterias do Tesla, de iões de lítio pesam 450kg. O tempo de vida útil de um conjunto de baterias poderá rondar entre os 160.000km e os 200.000km, o que aliado ao custo pode ser uma grande desvantagem. O funcionamento destas baterias a baixas temperaturas também não é o melhor.
Autonomia: Também relacionado com as baterias, o seu tamanho e tecnologia usada, a autonomia deste tipo de veículos é limitada se comparada com um veículo com motor de combustão. A autonomia varia entre os 100km e os 200km em média. Tempo de carga: As baterias de iões de lítio permitem que quando carregadas em locais específicos possam atingir cerca de 80% da sua capacidade em cerca de 15 a 20m. A carga feita em casa numa tomada normal pode durar 6 a 8 horas.
Custo de aquisição: Apesar dos custos mais baixos de operação estes veículos em contrapartida apresentam um custo de aquisição mais elevado devido ser produzido em pequenas séries. O custo das baterias é um componente considerável do custo total.
Produção de electricidade: Dependendo da forma como é produzida, pode haver emissões de CO2 relacionadas com a circulação de veículos eléctricos.