Consumo energético

Os constantes desenvolvimentos na nossa sociedade têm conduzido a uma acentuada dependência das principais fontes de energia a nível mundial, para contrariar esse facto indispensável para a nossa sobrevivência teremos de começar a poupar no consumo energético, mas para isso será fundamental a envolvência de toda a sociedade. Passa necessariamente pela alteração de comportamentos, mentalidades e uma racional gestão de recursos e tecnologias. Dos resultados alcançados dependerá, com toda a certeza, a confiança com que vamos encarar o futuro.

Em Portugal a electricidade é produzida maioritariamente através do uso de combustíveis fósseis, sendo a China os maiores consumidores do mundo de petróleo e tornou-se ainda o maior consumidor de energia do mundo, superando os Estados Unidos, como tal existe uma grande libertação de CO2 para a atmosfera sendo este um dos grandes factores para que as pessoas parem de consumir tanta energia.

Hoje em dia quase todos os objectos do nosso dia-a-dia consomem energia, e as pessoas não sabem viver sem os utilizar, portanto deve-se procurar formas ou de os utilizar menos vezes ao dia, ou então de os substituir por outros menos poluentes e menos gastadores pois a energia é o que nos faz viver.

Existem vários modos de poupança de energia, através das energias renováveis que apesar de ter desvantagens também tem vantagens, mas apesar de tudo, não poluem, não emitem carbono para a atmosfera ao contrário das energias não renováveis, que ao não serem renováveis, são bastantes poluentes e actualmente estão disponíveis em poucos países, tornando cada vez mais urgente reduzir a nossa dependência destes recursos.

Existe ainda outros modos de poupança de energia como é o caso da bloom box, a utilização de carros alimentados a energia eléctrica ou mesmo na sua própria casa, poupanças essas que ao fim de algum tempo e com a colaboração de todas as pessoas fazem sem dúvidas a diferença, tanto no ambiente como no dinheiro gasto ao fim do mês.