O que mais consome numa casa

 Numa casa comum existe vários electrodomésticos sendo eles máquinas de lavar a roupa, de secar, máquinas de lavar loiça, frigoríficos, como tal e devido aos problemas económicos da população aqui ficam algumas dicas.


As máquinas de secar roupa gastam cerca do dobro da energia usada para a lavagem, por isso para baixar o consumo energético da máquina de secar é não utiliza-la, visto que Portugal é um dos países que mais sol tem durante o dia. Para baixar o consumo das máquinas de lavar roupa deve-se escolher o programa indicado, tipo de roupa; evitar a pré-lavagem; fazer lavagem de carga completa; utilizá-la durante a noite, quando a tarifa é mais baixa.


A máquina de lavar loiça consome energia principalmente para o aquecimento da água. Para baixar o consumo deve-se: limpar os restos, passando por água, sendo suficiente o programa económico.


É bastante considerável o consumo de energia para aquecer água. Para reduzir o consumo no aquecimento de água deve-se: utilizar água quente racionalmente; desligar o esquentador quando não necessário.

Uma lâmpada fluorescente gasta menos de 80% de electricidade que uma incandescente normal e tem uma longevidade cerca de 15 vezes superior.


Os electrodomésticos de frio como é o caso dos frigoríficos e dos congeladores representam cerca de 13% a 20%, respectivamente da factura eléctrica de uma habitação. Os frigoríficos devem estar numa zona fresca da casa, diminuindo bastante o consumo.


A diminuição da utilização do ar condicionado e a utilização de vidro duplo nas janelas, se fizessem obras na cobertura da casa poder-se ia poupar muito dinheiro e poluíam muito menos.
 

Rádio
15W
Aparelhagem
75W
Máquina de lavar a roupa
375W
Torradeira
900W
DVD
 25W
Ventilador
              100W    
Consumo energético de uma lâmpada
Frigorifico
575W
Forno eléctrico
       950W
Espremedor de laranja eléctrico
35W
Televisão a cores


150W
Cafeteira


700W
Ferro de engomar eléctrico
Aspirador
1200W
Abre-latas eléctrico
60W
Computador

150W
Secador de cabelo
825W
Ar condicionado

2950W