Produtores de energia do futuro

Bloom Box
A empresa norte-americana Bloom Energy apresentou ao mercado a Bloom Box, uma caixa que irá revolucionar o fornecimento de energia. Se tal promessa se concretizar, este aparelho em forma de cubo, que cabe numa mão vai permitir que todas as casas passem a ter uma mini central eléctrica.
Este projecto levou a um investimento de cerca de 400 milhões de dólares e garante fornecimento de energia para uma casa. K.R. Sridar dono da empresa comenta que este projecto apresenta uma enorme revolução no mundo da energia.
Às pilhas há que juntar o combustível, até agora usava-se hidrogénio, mas a grande novidade da Bloom Energy é que gás ou painéis solares podem ser usados.
Se pensarem que isto não é possível algumas destas Bloom Boxes já alimentam a Ebay, Fedex, stappels, mas como é óbvio estas caixas são bem maiores.



Pequena Bloom Box

Bloom Box

 









Reactor Nuclear

Um reactor nuclear é uma câmara de arrefecimento hermética, blindada contra a radiação, onde é controlada uma reacção nuclear para a obtenção de energia, produção de materiais fissionáveis, como plutónio para armamentos nucleares, propulsão de submarinos e satélites artificiais.
Um reactor produz grandes quantidades de calor e intensas correntes de radiação neutrónica e gama. O reactor deve estar rodeado por um espesso escudo de cimento e aço para evitar fugas. As matérias radioactivas são manejadas por controlo remoto e armazenadas em contentores de chumbo.

Reactor nuclear



Reactor nuclear de fissão
Um reactor nuclear de fissão apresenta, essencialmente, as seguintes partes:
Combustível: isótopo físsil e/ou fértil: Urânio- 235, Urânio- 238, plutônio- 239, tório- 232, ou misturas destes.
 Moderador: água leve, água pesada, hélio, grafite, sódio metálico: cumprem a função de reduzir a velocidade dos neutrões produzidos na fissão, para que possam atingir outros átomos fissionáveis mantendo a reacção.
Refrigerador: água leve, água pesada, dióxido de carbono, hélio, sódio metálico conduzem o calor produzido durante o processo até a turbina geradora de electricidade ou o propulsor.
Reflector:água leve, agua pesada, grafite, urânio: reduz a perda de neutrões aumentando a eficiência do reactor.
Blindagem:chumbo, aço, água leve: evita a perda de radiação gama e neutrões rápidos.
Material de controlo: cadmio ou boro finaliza a reacção em cadeia, pois ambos são óptimos absorventes de neutrões. Geralmente são usados na forma de barras de aço.

Elementos de Segurança: todas as centrais nucleares de fissão apresentam múltiplos sistemas de segurança activos (que respondem a sinais eléctricos) e passivos (que actuam de forma natural como a gravidade, por exemplo). A contenção de betão que rodeia os reactores é o principal sistema de segurança e destina-se a evitar que ocorra vazamento de radiação para o exterior.
Reactor nuclear de fusão
Reacções de fusão nuclear juntam dois núcleos atómicos para formar um. Inicialmente, isso requer uma quantidade muito elevada de energia para vencer a repulsão electromagnética inerente entre estes núcleos.
Basicamente, uma das maiores dificuldades é a obtenção de uma enorme pressão e temperatura que o processo requer, nas quais são encontradas, na natureza, somente no interior de uma estrela. Para se conseguir a fusão é necessária mais do que uma alta temperatura: tem de existir plasma suficiente para que os núcleos se encontrem e se fundam, e a temperatura elevada tem de ser produzida por tempo suficiente para que isso aconteça.