Protocolo de Quioto

Protocolo de Quioto corresponde a um tratado internacional, com compromissos mais rígidos e claros, sobre a redução de emissões de gases de efeitos de estufa, estudando metas a serem atingidas por países que emitiram mais gases, como causa o aquecimento global. As metas de redução não são idênticas a todos os países pois são colocados níveis diferenciados para os países que mais emitem gases em comparação dos que emitem menos. A redução dessas emissões deverá acontecer em várias actividades económicas. Os países-membros têm a obrigação de reduzir a emissão de gases do efeito de estufa em, pelo menos, 5,2% em relação aos níveis de 1990 no período entre 2008 e 2012.

Lista dos países membros do Protocolo de Quioto


Legenda :  Verde : Países que aceitaram o protocolo.  
Vermelho : Países que não aceitaram o protocolo.
Cinzento : Países que não assumiram nenhuma posição no protocolo.
Se o Protocolo de Quioto for implementado com sucesso, estima-se que a temperatura global reduza entre 1,4ºC e 5,8 °C até 2100, no entanto, há comunidades científicas que afirmam explicitamente que a meta de redução de 5% em relação aos níveis de 1990 é insuficiente para a  do aquecimento global.
O protocolo de Quioto expira em 2012, e já há o compromisso da ONU e de alguns governos para o delineamento de um novo acordo ou o que é mais provável de uma emenda no Protocolo de Quioto, que estabeleceria novas metas a serem cumpridas após 2012. As discussões já começaram e em muitos casos concordaram em princípio sobre o esboço de um sucessor para o Protocolo de Quioto.


Bandeira da ONU (Organização das Nações Unidas)